• (14) 3882-2444
  • (14) 3882-2844





Vasectomia pode causar Disfunção Sexual?

A vasectomia é um método muito popular utilizado para impedir que homens reproduzam. Mas será que a vasectomia causa impotência sexual ou traz algum malefício à vida sexual masculina?

Embora exista um mito de que esse procedimento médico pode, de alguma forma, causar um quadro de impotência sexual, tudo não passa de mito. A vasectomia está ligada estritamente a fertilidade.

Esse é um procedimento que ainda desperta muito preconceito em homens que acreditam que deixaram de ter prazer sexual ou capacidade de ereção depois de submeterem.

Por desconhecerem como funciona exatamente esse procedimento, muitos homens de armam com o argumento de que a vasectomia causa impotência sexual, e pode prejudicar o desempenho com a parceira, mas isso não é verdade.

• COMO ACONTECE A VASECTOMIA?
O procedimento consiste em uma intervenção cirúrgica onde é realizado um corte no canal deferente, que é responsável por encaminhar os espermatozoides até a uretra. Com esse corte, o caminho é interrompido, e os espermatozoides ficam retidos nos testículos.

• ENTÃO O HOMEM NÃO VAI MAIS EJACULAR?
O sêmen continua sendo produzido pelo corpo, e o homem vai ejacular exatamente a mesma quantidade antes no momento do orgasmo. O que muda é que os espermatozoides não estarão mis lá, o que impede que o óvulo seja fecundado.

• E O QUE ACONTECE COM OS ESPERMATOZOIDES RETIDOS NOS TESTÍCULOS?
Os espermatozoides que não conseguiram chegar até a uretra, e que, portanto não foram eliminados na ejaculação, serão reabsorvidos pelo organismo do homem naturalmente, e não causam nenhum efeito no corpo.

A vasectomia é um procedimento muito simples, e não tem nenhuma relação com a potência sexual, que definitivamente não poderá ser prejudicada depois desse processo.

Clique aqui para voltar às notícias.